quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

quem não gosta de samba?

Como já dizia Dorival Caymmi: - "Quem não gosta de samba bom sujeito não é.É ruim da cabeça ou doente do pé".
E quem é que poderia imaginar que eu dançaria samba algum dia na vida?Calmaaaa! Ainda não aprendi os passos,mas até o Carnaval de 2010 eu vou estar craque,uma verdadeira cover de mulata do Sargentelle.
Quase ninguém sabe mas eu cresci na Vila Matilde a uma quadra da Unidos da Vila Matilde e todos os anos eu ficava esperando o dia do desfile de carnaval que acontecia na rua aonde eu morava.Me lembro que meu pai colocava umas cadeiras na frente da loja dele pra impedir que os foliões entrassem loja a dentro e eu aproveitava pra subir na cadeira e assistir ao desfile de um local privilegiado.
Eu adorava jogar confetes e serpentinas nos foliões enquanto meu irmão gostava mesmo era de molhar todo mundo que passase na frente com aquelas pistolinhas de água.
Pena que os meus carnavais na Vila Matilde não duraram muito depois que nos mudamos para a Zona Oeste de São Paulo e o meu sonho de sambar e desfilar na Unidos da Vila Matilde ficou para trás.
Nunca mais assisti a desfiles de escolas de samba,apenas pela tv e se eu tinha alguma chance de aprender a sambar e cair na folia,essa chance já havia ficado no passado.
Mas quem disse que o passado não pode retornar as nossas vidas?
Aquela mesma vontade de sambar de quando eu era ainda uma menina voltou a tona .E quem disse que eu vou deixar essa vontade passar em branco?
Encontrei alguns videos e dicas na net pra aprender a sambar e já consegui pegar os passos,falta agora mais agilidade e coordenação ,mas isso infelizmente somente com o tempo.O samba não é uma dança que se aprende em dois passos.E além do mais,a batida do surdo é muito importante pra compôr a dança e dar vida a ela.
O segredo de aprender a sambar é não ter pressa e ir aprendendo gradativamente os passos,depois partimos para o quadril e o movimento dos braços,mas tudo isso no ritmo da batucada,ou seja,se não pegarmos o ritmo da batucada dificilmente conseguiremos sambar com aquele esplendor que sambam as nossas mulatas brasileiras.Aliás,eu to achando que o tamanho da bunda também contribui no compasso do samba.Será por isso que as mulatas são tão perfeitas ao sambar?
Xiii! Missão quase impossível para uma brasil-japa...mas a gente tenta...:-)

Nenhum comentário: