segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Os alicerces da paz interior


Durante um longo periodo da minha vida estive buscando desesperadamente pela minha paz interior,andei me infiltrando em várias seitas religiosas em busca de alguma formula mágica.Com o passar do tempo descobri que formulas mágicas não existem.E assim como para prestar um vestibular em alguma Universidade Federal é preciso muita disciplina e estudo para atingir alguma meta e isso não depende de sorte e nem de ajuda externa.Depende somente de nós mesmos.Os instrumentos estão em toda parte para serem utilizados e absorvidos,basta apenas dedicar-se com disciplina.

Falando assim parece fácil,mas não é não!

No meu caso ainda não consegui atingir aquela tão sonhada paz interior,mas confesso que andei progressando muito e hoje posso controlar as minhas emoções com mais facilidade do que antes.Eu disse controlar,não disse eliminar...nos tempos em que vivemos é praticamente impossível estar livre de pressões e stress.

Bem,então por onde começar?

A primeira atitude é se abrir a novos conhecimentos e aceita-las,deixando para trás aquilo que já não serve mais.Com o tempo acabamos descobrindo que certos conceitos que haviamos, na realidade nunca serviram para nada.

A segunda atitude é tentar ao maximo vivenciar tais novos conhecimentos com disciplina e pratica-las no nosso dia-a-dia.

A minha ferramenta inicial foi sem dúvida o budismo,não como religião mas como filosofia de vida.O budismo é carregado de ensinamentos sábios e sabedoria é uma coisa indispensável nos dias de hoje para podermos obter um pouco de qualidade de vida.Quando eu falo em qualidade de vida não me refiro a bens materiais mas sim espirituais,e ter um bom equilibrio entre esses dois mundos é a chave do nosso progresso como indivíduos.

Uma dica para começar bem o dia é se preparar para ele.Assim como fazemos todos os dias o nosso café da manhã,assim como escovar os dentes e tomar uma ducha antes de sair de casa é preciso alimentar a nossa alma para um novo dia.E o alimento da nossa alma é a paz interior.

Não importa se você é budista, católico , muçulmano ,ou espirita.Reserve todos os dias 5 minutos de seu dia meditando,orando,recitando mantras,ou qualquer coisa que seja para limpar a alma antes de começar o seu dia.Com o tempo perceberá as sutís mudanças que se processam dentro de seu ser e com mais tempo,pois tudo é disciplina,perceberá que o meio em que convive também sofreu sutis alterações...
"Embora um homem conquiste numa batalha mil vezes mil homens,o maior vitorioso em batalha seria em verdade aquele que conquistasse a si mesmo."
Dhammapada v. 103

Nenhum comentário: