segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lídia o Reino das moedas

Encontrei este curioso texto em um site para crianças...:-)
Será que é pra lá que eu tenho que ir?


Pesquisas arqueológicas indicam que as moedas surgiram há quase 4 mil anos (2.500 a.C.), o que torna o dinheiro tão antigo quanto as pirâmides do Egito!
As primeiras moedinhas (e moedões) surgiram no século 7 a.C., no reino da Lídia, onde hoje fica a Turquia. Os lídios inventaram a moeda moderna, com pesos, tamanhos e valores diferentes. Cada pedaço de metal tinha um valor que correspondia a um determinado produto. Assim, o homem começou a dividir e pesar o metal na hora de fechar um negócio.
Entre 640 e 630 a.C., é inventada a cunhagem: as moedas passam a ser identificadas por imagens gravadas em relevo, como as moedas de hoje. Ao cunhar e emitir milhares de moedas, os lídios inventaram uma economia muito rica e farta, e fizeram fortunas na Antiguidade. Também adoravam jogar, e não por acaso, inventaram o jogo de dados!
A primeira moeda cunhada em Roma foi feita em 268 a.C., e se chamava denário - termo que é a origem da palavra dinheiro! O denário era feito de prata e servia como base do sistema de moedas (monetário) de Roma. Ele também era fabricado no templo dedicado à deusa Juno Moneta, que deu origem às palavras "moeda" e "monetário".

Nota: Pressupõe-se que os etruscos eram lídios,ou seja,sairam da Lídia ,por mar para desembarcar na costa italiana.

Nenhum comentário: