sábado, 20 de setembro de 2008

Saudade

Eu era feliz e não sabia...
Saudades dos amigos brasileiros,das saidas de sexta-feira a noite(happy hour),da cerveja,das festas ,do calor(clima e humano),da ausência de regras pra viver.Por um lado bom,por outro nem tanto.A liberdade também tem seu preço.
Não que eu esteja mau de amizades,mesmo vivendo neste fim de mundo,onde a mentalidade é tão diferente.Agradeço sempre a "Ele" pelas amizades que sempre tive em qualquer lugar que eu esteja,(em qualquer idioma)mas o clima parece que nos muda...um pouco.
Minha única referência agora são os novos amigos paulistas que também vivem aqui.Nestas horas em que estou com eles me sinto um pouco em casa.Sempre digo que não sou brasileira,sou paulista,nascida na grande S.Paulo,ou paulistana,tanto faz.Vivi minha vida toda na Capital.Minhas raízes são muito mais paulistanas do que brasileiras,ou japonesas.Não sou do Brasil...sou de São Paulo.
Saudades do Shopping Eldorado, meu ponto de referência na cidade.Cheguei a ir na inauguração deste imenso shopping em plena Av.Euzébio Matoso,que na época era considerado o maior shopping center da América Latina.Hoje,nem sei dizer qual é o maior shopping center de São Paulo,são tantos.Sinto falta do meu ambiente,de pegar um transito "da pega" pra subir a Av.Rebouças .De ver gente apressada,bonita e alegre (apesar da fama de gente estressada do paulistano) cruzando a Av.Paulista em dia de branco.Poxa vida!Como eu adorava andar de metrô(trianon) subir na estação Consolação e descer na estação Brigadeiro.Nãoooooo!Não estou reclamando das poucas e boas amizades que tenho aqui(de todas as raças),mas de vez em quando bate uma saudade inevitável,e sentir-se entre iguais é uma necessidade.
Quando estive em Firenze,me disseram que Firenze é um pedaçinho de São Paulo no meio da Itália.De certa forma é verdade,os fiorentinos são meio paulistas.Me sentí um pouquinho em São Paulo,no inverno,apesar de ter estado lá na primavera.Buscava sempre alguma semelhança,que fosse nas pessoas,que fosse no clima.Assim é também quando vou pra Toquio,fico sempre observando os grandes arranha-céus de Shibuya e Guinza.Tem uma rua lá em Toquio que faz lembrar a Av.Higienópolis .Inacreditávelmente semelhante.
Quando vivemos fora de nosso país,da nossa cidade,parece que ficamos sempre buscando semelhanças,e a necessidade é tanta que vemos até semelhanças nas coisas que nem em sonho poderiam ser consideradas como semelhantes.Ehhhh!Saudade é dose!E como é difícil deixar de ser quem eramos!

Nenhum comentário: