quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Terremoto de Tokai


No dia 9, a Guarda Costeira do Japão divulgou um estudo sobre o Terremoto Tokai previsto para acontecer no Japão. Em pesquisa realizada junto com o Centro de Pesquisas da Universidade Tokyo, descobriu-se que as placas tectônicas sob a região Tokai deslocam-se a uma velocidade de 3 centímetros por ano.
O local pesquisado fica a 60 quilômetros ao sul de Omaezaki (Shizuoka), a uma profundidade de 2.400 metros abaixo do nível do mar. A Guarda Costeira iniciou as medições em agosto de 2002, utilizando um sistema de emissão de ondas sonoras no fundo do mar.
A velocidade de deslocamento, de 3 centímetros ao ano, mostra que existe um grande atrito entre a Placa de Filipinas e a Placa Eurásia, sobre a qual está a ilha Honshu (a maior do Japão, que inclui as regiões Kanto, Tohoku, Chubu, Kinki e Chugoku). Quando a imersão da Placa de Filipinas atinge o máximo, ocorre um movimento de ajuste das camadas que provoca o terremoto.
A Guarda Costeira continua ampliou os locais de medições para 16 pontos no fundo do mar entre as regiões Tohoku e Chugoku.
Correm boatos de que haverá um grande terremoto em Shizuoka-ken por volta destes dias,ou seja,a partir de amanhã....
Se por acaso eu sumir....é porque estarei sem internet...:-(
Este tipo de boato assusta.As pessoas deveriam ser mais conscientes ao divulgar certas notícias proféticas sem base concreta.
A possibilidade realmente existe,o Japão é uma das áreas de maior ocorrência de terremotos no mundo. Mas sair por aí divulgando data e apavorando a população menos informada,no caso,nós brasileiros.É de uma leviandade tremenda.

Nenhum comentário: