terça-feira, 30 de junho de 2009

honestidade

Se tem uma coisa que eu herdei de meus pais é a honestidade.Meus pais eram tão honestos,mas tão honestos que beirava a ingenuidade e sempre estavam enroscados em alguma falcatrua que as pessoas faziam com eles,do tipo titulos de capitalização,compras de terrenos e tantos outros negócios e investimentos que eles faziam sem ler as cláusulas minúsculas dos contratos.E lá ia a filha,também honesta mas muito mais geniosa resolver os problemas legais da família com apenas 21 aninhos de idade.Algumas pessoas pensavam que eu era a advogada da família, e de certa forma eu era, mesmo sem ter o diploma de direito eu tinha o título que me foi concedido pelas circunstâncias e me apresentava sempre como a representante da familia ou a procuradora.
Houve um tempo que pensei seriamente em cursar uma faculdade de direito porque as atribuições familiares não eram poucas.Vivia enfiada em cartórios, tabeliões ,consulados e imobiliárias sempre para resolver alguma questão que os meus pais não entendiam...e nem eu.A única coisa que eu tentava fazer era defender os direitos dos meus pais.O que era justo deveria ser sempre respeitado e o meu lema sempre foi esse:Justiça e honestidade.
Infelizmente com o passar dos anos fui percebendo que a justiça é lenta.Quando não, falha e injusta.E que a honestidade é uma virtude que não cabe mais nos dias de hoje.Então tentei ser esperta(não desonesta) e levar vantagem sobre as pessoas que possuíam mais bens materiais com um forte senso de oportunismo.Confesso que tive muitas oportunidades de me dar bem em várias áreas,mas quem foi que disse que a minha herança genética me deixou viver essas oportunidades sem aquele famoso peso na conciência?
Não me orgulho do meu excesso de honestidade.Tem momentos na vida em que devemos ser mais audaciosos e aprender a dar o pulo do gato para nos defendermos da desonestidade alheia.
A vida me fez entender que para cada pessoa honesta tem sempre um espírito de porco grudado no cangote.E aquilo que antes era uma virtude se torna em um problema social.
A disputa será sempre injusta entre aqueles que jogam limpo e aqueles que jogam sujo.Mesmo sabendo disso tudo eu ainda não consegui deixar de ser honesta e vivo me ferrando.
Me resta apenas a certeza da justiça Divina,porque essa eu sei que tarda mas não falha.

Nenhum comentário: