segunda-feira, 1 de junho de 2009

Integração


Depois que ocorreram as demissões em massa de estrangeiros aqui no Japão por causa da crise mundial, o governo japonês anda percebendo a necessidade de integrar os brasileiros à sociedade japonesa.Mas só agora eles perceberam isso?Somos mais de 300.000 brasileiros na terra dos samurais e só agora eles perceberam o quanto pesa esta força trabalhadora dentro desse arquipélago?Sinceramente.Quando dizem que japonês não se toca de nada do que ocorre ao seu redor é bem verdade.
A comunidade brasileira é uma das mais fortes e atuantes no Japão, isso se não for a única.Supermercados de produtos brasileiros,bancos, lojas de automóveis, salão de cabeleireiros, auto-escolas , clínicas de estética , pizzarias , restaurantes e tantas outras atividades ligadas ao comércio.Não somos poucos e não somos uma mão de obra que não pensa e não cresce,apesar de alguns ainda não terem acordado para a realidade japonesa e continuarem enfiados dentro de fábricas e levarem uma vida quase que vegetativa entre o trabalho e a casa.
A maior dificuldade dos brasileiros que aqui vivem tem sido sem dúvida alguma a dificuldade do aprendizado da língua. Muitos brasileiros aterrissam em terras nipônicas sem saber nem o básico dessa língua tão complicada.
Ate ha alguns anos atrás a demanda de trabalho era tanta que os japoneses não se importavam em contratar gente que não soubesse a língua, bastava apenas ter uma remota descendência japonesa e muita disposição para trabalhar. Agora com a crise as coisas mudaram e aqueles que ontem não sabiam nem o básico da língua japonesa hoje são obrigados a se reciclarem e a se integrar mais na sociedade japonesa.
É praticamente impossível avançar na vida quando não se tem bons conhecimentos e integração na sociedade local, em qualquer parte do mundo. Hoje, ter um amigo ou contato japonês se faz mais que necessário para estar integrado a sociedade.
O povo japonês é muito fechado e até hoje ainda temem os estrangeiros como se fossemos invasores extraterrestres e sem dúvida alguma é muito difícil conquistar a confiança deles, mas uma vez conquistada ,pode-se tudo com eles.Para nós estrangeiros em terras nipônicas se faz necessário hoje, ao menos um mínimo de esforço para aprender a língua local e assim inserirmo-nos na realidade japonesa.
Por mais incrível que pareça,alguns estrangeiros que vivem aqui ha mais de 10 anos não conseguem se expressar bem em japonês e nem tão pouco conhecem a cultura japonesa, de um ponto de vista social.Vivem aqui como se fossem verdadeiros extraterrestres e ainda por cima se sentem no direito de exigir algum respeito das leis japonesas.
Analfabeto, ou semi-analfabeto é igual em qualquer parte do mundo. Aquilo que faz a diferença em terras estrangeiras é mesmo a inteligência. Se você tem.Parabéns!

Nenhum comentário: