segunda-feira, 22 de junho de 2009

(in) dependência emocional

Semana passada fui questionada sobre uma questão que me coloca sempre em dúvida...
Uma certa pessoa me perguntou se eu já teria encontrado (nessa vida) alguém que fosse extremamente necessária na minha vida e que eu não pudesse viver um minuto sem ela.Respondi automaticamente que ainda não!Mas será que eu quero realmente ser tão dependende assim de alguém?
Dependência emocional é uma das coisas que eu "odeio" e confesso que não sei administrar isso,nem quando dependem de mim e nem quando eu dependo das pessoas.Prefiro sempre racionalizar tudo e administrar essas tais dependências com um pouco de bom senso que às vezes beira a frieza total.Na prática o mundo só funciona bem assim...
No fundo é apenas uma forma de se proteger do mundo lá fora que anda tão confuso.Mais fácil racionalizar as coisas do que se jogar ao vento...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Camila. Chamou a minha atenção um pedaço da sua fala, estava procurando textos q me ajudassem a compreender a dependencia do outro e vim aqui, mas encontrei seu comentario, mas de quem nao vive essa situaçao. Estou vivendo isso há alguns anos e é realmente horrível. Mas nao tinha muita consicência desse processo. Admirei sua postura, penso que é melhor beirar a frieza do que a angústia de nao conseguir sem feliz sem alguém. Isso é uma escravidão. Vou continuar procurando ajuda pra sair disso. Abraço. Tania

Anônimo disse...

Camila, compartilho a mesma opiniao que voce. Nao sei lidar com pessoas dependentes emocionalmente, chego a passar mal de raiva. No trabalho tenho uma colega que e' assim...estou tentando afasta-la aos poucos, o que e'uma tortura. Voce faz ideia do pq pessoas assim te incomodam? Tem alguma dica para me dar?

Viajante disse...

Não tem como não magoar um pouco pessoas que são assim "pegajosas" e que nos incomodam de certa forma pela sua postura. A forma que uso sempre é de muita racionalidade que as vezes beira a frieza e a pessoa acaba se tocando que não está agradando , mas existem situações que são muito estressantes , , tipo pessoas que se tornam obcecadas pela nossa atenção. O jeito é dar uma gelada , ou até mesmo romper relacões , por um tempo. O tempo sempre ajuda . Espero ter ajudado :-)