quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil em foco


Quando eu estive no Brasil, no periodo de maio/2011 à agosto/2012, percebí muitas mudanças no transporte público. Finalmente a linha de metrô que liga a zona oeste de Sao Paulo ao centro havia sido inaugurada. Ao mesmo tempo percebi que o trânsito estava bem pior do que antes. E o número de usuàrios do metrô? De onde será que saiu tanta gente?
Circulei por vários meses nos trens da CPTM que ligam a zona leste de São Paulo ao centro da cidade e por nenhuma vez fui assaltada. Achei incrivel isso também. Mas ao mesmo tempo percebi que os assaltos estavam mais organizados, nada de trombadinhas nas ruas. Agora eles se organizam e fazem arrastões . 
O desemprego? Eh, foi bem mais facil conseguir uma colocação do que antes,mas os salários ainda deixavam a desejar e as exigências eram inumeráveis. Vagas para aux. administrativo, ou recepcionista com nivel universitário, espanhol e inglês fluente. No meu tempo não era assim. Agora, para conseguir uma colocação para ser auxiliar de qualquer coisa tem que ter nível universitàrio. O Brasil está mais exigente quanto a formação acadêmica dos candidatos. Mas e o salário, é compatível?
Todos os meus amigos estavam cursando a Universidade. Mas o que aconteceu? De repente todo mundo teve uma elevação natural do seu QI? No meu tempo só os CDFs passavam no vestibular, ou os filhinhos de papai que estudavam em escolas privadas com um outro nível de ensino. 
Uma mudança que eu adorei logo que cheguei no Brasil foi a facilidade de abrir uma conta bancária com várias linhas de credito sem nem ter um tostão no banco e nem emprego fixo. Adorei a facilidade de receber um cartão de crédito com um limite razoável sem nem ter que preencher nenhum formulário. Tantas facilidades! Nossa! o Brasil mudou mesmo!
E o número de brasileiros que estavam comprando casas ?Era uma coisa incrível! mas o povo brasileiro enriqueceu?
A primeira impressão que eu tive é a de que realmente o povo brasileiro tinha enriquecido mesmo. Mas de onde saiu tanta riqueza se o salário minimo de referência ainda não tinha atingido nem 1.000 reais? Juro que eu não consigo entender esta matemática até hoje!
De onde vem tanto desenvolvimento se ainda somos um país semi- industrializado? Da prestação de serviços? da agricultura?da venda dos passes dos jogadores  de futenol? De onde vem?
Segundo um amigo meu, vem dos títulos que os bancos emitem. Na realidade não circula tanto dinheiro vivo e o que rola no mercado são as linhas de crédito . Então, o brasileiro tem mais credito mas continua sem dinheiro?
Muita gente de carro 0 km. Cheguei a ver uma ferrari no litoral de São Paulo. Muita gente viajando para o exterior. Dizem que a classe C foi para a B, e a B para A. Tenho lá as minhas dúvidas. 
Na minha humilde opinião, o retrato do Brasil hoje  é o tal ex- marido da Luma de Oliveira, Eiki Batista  que criou várias empresas e movimentou milhões de reais sentado em cima de um castelo de areia sem fundação. Alicerces! Será que o Brasil tem ?
Sinceramente, eu acredito que ainda não!

Nenhum comentário: