quarta-feira, 5 de junho de 2013

Padaria no Japão


Panyasan em yohohama-shi - Japan

Sabe uma coisa que eu sinto muita falta aqui no Japão? De uma padaria. Eu cresci comendo pão francês e tomando Leite tipo B todas as manhãs. Todo o bairro onde eu morei tinha uma padaria e aos domingos lá ia eu correr pra fila do frango assado no espeto. Era quase que religioso. 
Aqui no Japão ninguém toma leite de manhã com pão francês . Apesar de algumas familias ja terem aderido ao estilo ocidental, aqui a maioria das familias comem arroz como primeira refeição. Seria mais ou menos um mini- almoço, com arroz, uma sopinha e alguma mistura leve , ou um ochya zuke, arroz embebido em chá acompanhado de picles. 
Eu não troco o meu pãozinho francês por um oniguiri ( bolinho de arroz ) de jeito nenhum. Mas se aqui os japoneses não tem o habito de comer paēs logo pela manhã, é claro que não vai ter uma padaria em cada esquina. Em compensação , tem uma loja de conveniências em cada quarteirão. A minha salvação. 
Nas lojas de convenięncia pelo menos posso encontrar paēs doces, pão de forma, leite (horrivel) , yogurtes e sanduiches pra poder compor um café da manhã mais decênte. 
Eu já me hospedei em alguns hoteis típicos japoneses por aqui e o café da manhã era de doer na alma de quem tinha acabado de despertar.  Não me imagino comendo peixe logo pela manhã e nem tomando sopinha de missô.  Agora que já aprendi, sempre procuro saber se o café da manhã é no estilo ocidental. 
Apesar da falta que me fazem as padarias brasileiras aqui no Japão, os panyasan (panificadoras) japoneses não deixam nada a desejar. A variedade de paēs é muito grande e tem para todos os gostos. O único problema é que não tem um panyasan em cada esquina. Aqui as panificadoras vendem apenas paēs e mais nada. 
Amanhã vou tomar coragem e ir ao panyasan que fica a uns 15 minutos de bicicleta do meu prédio e vou preparar aquele café da tarde merecido. Vai ter que ser o café da tarde porque o comercio só abre  lá pelas 9:00 h da manhã. 

Nenhum comentário: