terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação em solidariedade aos brasileiros


Aqui no Japão estão organizando uma manifestação nas ruas de Tokio neste domingo , 23/06, em solidariedade aos brasileiros que sairam às ruas para protestar contra o aumento das tarifas de transporte público no Brasil. E pensar que toda esta movimentação começou no Facebook. 
Quando eu vi nos noticiários do Brasil o engajamento dos brasileiros eu juro que me emocionei e quase chorei. 
Eu vivi na pele a dificuldade que os brasileiros tem de se locomover todos os dias para ir trabalhar. Olhem que absurdo! O cidadão brasileiro tem que sofrer para ir trabalhar?
No periodo que passei no Brasil, quase dois anos, eu cheguei a desisitir de uma vaga de trabalho por causa da loucura que era pegar um trem da CPTM, as 6:30 da manhã. Não fiquei só horrorizada com a multidão que estava nas estações, eu senti medo de ser pisoteada ou me ferir. Coisa que realmente aconteceu comigo. Prendi o meu braço quando tentava entrar no trem. É um absurdo o brasileiro se sujeitar a isso. Eu vim embora para o Japão, mas e os que não tem esta opção?
Me lembrei de uma amiga minha que trabalhava na loja ao lado da loja em que eu trabalhava. A pobre tinha que ir a pé da faculdade até o trabalho porque não podia gastar mais de quatro conduções por dia. Um absurdo!
Ta certo que em alguns países da Europa, tipo na Italia, o trabalhador tem que desembolsar a condução do próprio bolso, mas a diferença está no quanto o trabalhador ganha e o quanto o transporte püblico é eficaz. O grande problema do Brasil é ainda o salário mínimo que não condiz com as necessidades básicas do trabalhador brasileiro. 
Eu não poderia ficar fora desta manifestação. Eu vou! Mesmo que eu tenha que ir sozinha! 
Pela primeira vez, depois de muitos anos, eu senti orgulho do povo brasileiro e orgulho de ter nascido brasileira. O Brasil está acordando! Chega de ser o país do samba , do futebol e da corrupção!

Nenhum comentário: