quinta-feira, 27 de junho de 2013

Brasilidade


Dez meses se passaram desde que cheguei em terras nipônicas, com os imprevistos da chegada, a organização do apartamento, do horario meio louco do trabalho, e da vida financeira, que até o momento se resume em contas à pagar ( achei este termo mais sutíl) . Eu havia me esquecido do quanto é prazeroso comer aquilo que somos habituados a comer. 

Durante todos estes meses de Japão tenho apenas me alimentado, como se fosse apenas uma necessidade fisiológica. Meu cardápio diário se resumiu a um obentô japonês, que para quem não  sabe, é a marmita pronta vendida em várias lojas de conveniência japonesa que muitos japoneses consomem todo os dias. É super prático , e para quem vive sozinho é sem dúvida a melhor solução, até mesmo para evitar gastos e desperdícios desnecessários. 

Enfim, comer se tornou algo mecânico durante estes últimos meses. 

Os pratos japoneses tem uma certa característica que é bem típica da culinária japonesa, tudo é adoçicado demais e o tempero quase sempre é a base de shoyu . Difícil encontrar uma carne que não tenha um sabor levemente adoçicado nas prateleiras dos supermercados japoneses. 

Nesta semana decidí cozinhar, apesar do pouco espaço da minha cozinha . Eu decidi preparar filés de bife a Milanesa. Gente do céu, que sujeira se faz quando inventamos de preparar bife a milanesa em um espaço pequeno. Creio que vou ficar mais um ano sem comer bife à milanesa!

Mesmo com todo o trabalho que tive, de  ir comprar os ingredientes e o preparo . Valeu a pena! E se valeu.,,

Comi com um prazer que eu não comia hà muito tempo. Foi uma experiência quase que sexual! Impar e indescritível. 

Já comi muita coisa gostosa nesta vida, mas não existe comparação ao prazer que sentimos quando comemos algo que nos remete as nossas origens, depois de muito tempo apenas se alimentando com os pratos locais. Ahhh! que prazer é esse?

Arroz, feijão, farofa e um bifão à milanesa. O bife estava ótimo, mas o feijão com a farofa estavam em uma combinação divina. 

Como é bom "ainda" poder sentir tamanho prazer fazendo coisas tão simples como comer arroz com feijão e farofa!

Se me perguntassem neste exato momento se eu trocaria o meu arroz com feijão e farofa por um  foundue  suiço, eu imediatamente responderia : Não, obrigada! Não tem um pastelzinho de feira?



Um comentário:

Paula Conrado disse...

Nosso feijão com arroz e farofa são únicos!! AMO!!