segunda-feira, 23 de março de 2009

A crise mundial e suas consequências


É muito difícil prever o que poderá mudar no ambito mundial.A crise mundial está apenas começando,mas já podemos notar algumas alterações nos ânimos da japonesada.

Com a chegada da crise de forma abrupta na terrinha dos samurais(apesar de já esperada),alguns japoneses começaram a desengavetar sonhos já sepultados e perdidos no tempo.Na maioria são pessoas já habituadas a viajar ,ou que na juventude experimentaram conhecer outras culturas que não a do pequeno arquipélago.

Tal sonho se direciona a terras longinguas,em particular o Brasil.Tenho a impressão de que o Brasil se tornou em um foco de atenções da japaiada não só como um país emergente que merece investimentos de longo prazo,mas um país para criar raízes.

Não são poucos os japoneses que me confessaram querer atravessar o oceano e viver em terras brasileiras.

Será que esta crise mundial provocará uma nova fase de imigração ao meu país,como ocorreu no pós guerra?

Tendência verdadeira ou não,o Brasil sempre soube acolher bem seus filhos legítimos e adotivos.Nessas horas eu me orgulho de ser BRASILEIRA.

Nenhum comentário: