quarta-feira, 18 de março de 2009

Quiron o curador ferido

Quíron, cuja metade superior era representada pelo curador sábio, e a metade inferior, pelo animal ferido.


Na mitologia grega,Quiron pertence a uma família de centauros sábios,nobres e filósofos.Filho de Cronos(Saturno) e da ninfa Filira,filha do oceano(Netuno).
Quiron foi úm médico e segundo dizem,também cirurgião.Sabia de música, da arte da guerra,a caça e a moral,portanto foi mestre de herois gregos como: Aquiles,Heracles,Orfeu e tantos outros.

Quiron é o pai de uma sibila,chamada Hippo,segundo algumas fontes,e Thea,en outras fontes.Hippo profetizou que seu pai,Quiron renunciaria a sua condição divina de imortal;tal profecia se cumpriu quando Hercules,durante uma batalha contra a outros centauros,acidentalmente feriu a Quiron,que estava junto a ele no combate,mas como as flechas estavam envenenadas com o sangue da Hidra não havia antídoto,ainda que Quiron tivesse tentado curar sua propria ferida,não lhe foi possível.


A ferida era muito dolorosa e não podia curar-se,apesar de que Quiron era um grande curador.Um outro problema era que Quiron não podia morrer a causa de sua ferida porque era filho de um deus e portanto um imortal;tampouco podia curarse.Quiron sofria muito porque ninguém podia sanar a sua ferida e como além do mais não podia morrer,não tinha nem menos a esperança de um dia cessar a sua dor com o descanso da morte.


Estava condenado a uma dor eterna.Ele poderia ter-se amargurado fazendo assim mais penosa a sua dor;também poderia ter-se entretido com inúteis lamentações ou dirigir sua dor e sua raiva aos demais;porém não fez isso.A sua dor o fez mais sábio ainda,o fez aprender muito mais sobre a natureza da dor e isso o converteu em um dos mais grandes curadores da mitologia.


Hércules se propos a encontrar a morte para libera-lo.Assim encontrou a Prometeo,un Titã aprisionado ao enclaustro por Zeus como castigo por ter dado o fogo aos homens.Cada dia uma águia devoraria seu figado,que logo voltaria a crescer,até que alguém tivesse perdão por ele e aceitasse morrer em seu lugar.Quiron tomou seu lugar,morrendo e assim liberando a Prometeo de seu triste destino.


Como recompensa por sua tragetória,Zeus colocou a Quiron nos céus como a constelação de sagitário.

Texto traduzido por mim de um site espanhol.

Nenhum comentário: