terça-feira, 17 de março de 2009

Hades(Plutão) o deus do mundo inferior

O Rapto de Perséfone de Gian Lorenzo Bernini (1598 - 1680)

A mitologia grega foi criada por antigos filósofos gregos para justificar de forma idealizada os fenômenos da natureza humana.Portanto,existe sem dúvida alguma uma relação interdependente entre a mitologia antiga e a filosofia que se apresenta nos dias de hoje.
Na astrologia muitos planetas e suas influências são representados por deuses gregos, a exemplo de Plutão(Hades) que domina o reino inferior.
Hades foi libertado de dentro de seu pai Cronos(Saturno) juntamente com seus irmãos,que os havia devorado para não perder a sua soberania para os filhos.Hades era irmão de Zeus que concedeu a ele o domínio do reino dos mortos e das profundezas.Todas as almas boas ou más que passavam pelo reino de Hades eram submetidas ao severo julgamento do senhor das profundezas inferiores.
Hades apaixona-se por Perséfone ,filha de Demetres,deusa da agricultura e Zeus,portanto,sua sobrinha.Ele a rapta e a esposa contra a sua vontade.Transformando-a em guardiã das almas dos mortos.Perséfone torna-se assim a guardiã dos segredos e mistérios do sombrio domínio de seu esposo.

Nenhum comentário: