segunda-feira, 30 de março de 2009

O mais belo dos deuses:Apolo

Apolo citaredo,Museu nacional romano-Roma

Quando nos referimos a alguém que é extremamente atrativo e belo já vem a mente aquela velha expressão: - "Ele é um deus grego".

Muitas vezes nem sabemos a qual deles esta expressão se refere,são tantos os deuses gregos,mas com certeza não poderia ser Zeus,apesar de todo poderoso ele sempre foi retratado como um homem velho de cabelos longos e barba branca.

Esta expressão se refere a Apolo,o deus da luz e do sol,da profecia, da medicina e da cura,das artes ,da beleza e de tantos outros atributos.

Apolo era fiho de Zeus e Leto ,irmão gêmeo da deusa Artemis .Com tantos atributos e beleza física Apolo teve muitas amantes e também alguns casos homossexuais.Digamos que Apolo era gilete.

Os seus amores mais conhecidos são Dafne,uma ninfa que rejeitou o seu amor e Jacinto um jovem mortal que morre ao ser atingido acidentalmente por um disco que foi lançado aos céus pelo seu suposto amante Apolo.

Apesar de toda a beleza atribuida a Apolo ,e dos seus inumeráveis romances,Apolo era meio azarado no amor.Mas como nada era ao acaso no mundo dos deuses gregos,a má sorte de Apolo era uma praga que lhe rogou Eros ,o deus do amor, por sentir inveja de seu concorrente que também era considerado um dos melhores arqueiros entre os deuses do Olimpo.

Este texto eu o dedico ao unico deus grego ainda vivo e em carne e osso que eu conheço e que vive em Veneto.Um belo exemplar de um deus grego em forma mortal.

Nenhum comentário: